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dc.contributor.advisorSá, Jussara Bittencourt de
dc.contributor.authorSouza, Sandra Regina de Barros
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T17:16:43Z
dc.date.available2018-01-17T17:16:43Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4565
dc.descriptionThe present study aimed at verifying which feminine social voices and which local cultural aspects arise from Marta Rocha‟s art in women reporting their impressions in the community of Araranguá, Santa Catarina. This study began during the development of the project The artists and their places through which a direct contact with Marta Rocha and her art was possible. The examination of the narratives was carried out under a perspective of genre theories, art, art history, as well as aspects of the theory of language based on Bakthin and modern existentialism based on Jean Paul Sartre. The objective was to delimitate the feminine consciousness construction about the culture prevailing in Araranguá, starting from elements of the imaginary that was framed in the perception of two local groups of women. Group techniques and oral history analysis were engaged as data analysis procedures. Results indicated that the narratives produced by the researched group of women, after observing Marta Rocha‟s art, can report their life history and social profiles, revealing feminine social voices such as grandmother, mother, daughter, granddaughter, niece, aunt, friend, wife, girlfriend, as well as their professional role and their conditions regarding time and place. In reading and analyzing the collected narratives, it was taken into consideration that women are not part of the feminine nature in a biological sense, but of the social womb called culture in which they are involved since birth, leading them to experiment a social built atmospherept_BR
dc.description.abstractA apresente pesquisa teve como objetivo verificar quais vozes sociais do feminino e que aspectos da cultura local são despertados pelas obras da artista araranguaense Marta Rocha em narrativas de mulheres da cidade de Araranguá. A opção por elaborar este estudo deu-se durante pesquisas realizadas pelo projeto Os artistas e seus lugares, que possibilitou a interação com a artista e suas obras. Procurou-se examinar a constituição dessas narrativas sob a ótica das teorias de gênero, da arte, da história da arte, aspectos teoria da linguagem de Mickail Bakhtin e do existencialismo moderno de Jean Paul Sartre. Objetivou-se demarcar a construção da consciência a cerca do feminino na cultura araranguaense a partir dos elementos do imaginário que se construiu na percepção de dois grupos mulheres araranguaenses. Os dados levantados foram analisados utilizando-se procedimentos da técnica de grupo e de análise da historia oral. Esta apontou como as narrativas produzidas pelas componentes do grupo, instigadas a partir da observação a arte de Marta Rocha, podem traduzir as histórias das mulheres, seus perfis sociais, trazendo consigo as vozes sociais do feminino: avó, mãe, filha, neta, sobrinha, tia, amiga, esposa, namorada; como também o papel profissional e a condição de tempo e do lugar. Na leitura dessas narrativas levou-se em consideração que o ser mulher não faz parte de uma natureza feminina biologicamente falando, mas sim desse útero social chamado cultura, a qual se insere desde o nascimento, o que a leva a experimentar uma naturalização socialmente construídapt_BR
dc.format.extent109 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectVozes sociaispt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.titleO artista e seu lugar: uma leitura de imagens e de narrativas da mulher araranguaense a partir das esculturas de Marta Rochapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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