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dc.contributor.advisorJuliano, Dilma Beatriz Rochapt_BR
dc.contributor.authorSimões, Sílvia Régia Chaves de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T14:52:47Z
dc.date.available2016-11-30T14:52:47Z
dc.date.issued2014
dc.identifier1533pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/456
dc.description.abstractA pesquisa problematiza as configurações da identidade cigana brasileira contemporânea, com o propósito de compreender possíveis alterações em seu modo de vida. A vida cigana, nesse sentido, é entendida nos aspectos culturais da origem, tendo o nomadismo como elemento principal. São observadas também questões relacionadas à educação formal, à espiritualidade e à relação dos jovens com as mídias. Essas configurações são as narrativas de vida de ciganos situados em Sousa na Paraíba, na cidade goiana de Trindade e em Brasília, DF. Na metodologia para coleta e análise das narrativas buscou-se inspiração na história oral. Isso fez com que a identidade étnica fosse percebida por meio de articulações da memória, onde o movimento de voltar ao passado fez emergir elementos da tradição ancestral que, confrontados com aspectos contemporâneos, permitiu identificar deslocamentos e rasuras na identidade tradicional. Nessa compreensão a identidade cigana é traduzida em multiplicidade constitutiva, forjada por relações conflitantes que demandaram reelaborações constantes no modo de vida ciganapt_BR
dc.description.abstractThe research discusses the settings of contemporary Brazilian Gypsy identity, in order to understand possible changes in your way of life. The Gypsy life in this sense is understood in the cultural aspects of the origin, having nomadism as the main element. Issues related to formal education, spirituality and the relationship of youth with the media are also observed. These settings are the life narratives of Gypsy located in the Sousa (state of Paraiba, Brazil), in the city of Trinity (state of Goiania, Brazil) and Brasilia (Federal District in Brazil). For the methodology to collect and analyze the narratives, it has been inspirited in the oral history. This meant that ethnic identity was perceived by the memory joints where movement of return to the past sprouted elements of ancestral tradition. That faced with contemporary aspects allowed us to identify displacements and erasures in traditional identity. That understanding the Gypsy identity is translated into constitutive multiplicity forged by conflicting relationships that required re-elaborations constant mode gypsy lifeen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCiganospt_BR
dc.titleVida ciganapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.isReferencedByTese (doutorado)pt_BR
dc.hasPart108977_Silvia.pdfpt_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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