Discursos midiáticos e identidades corporais conflitantes: modelagem na revista Manequim
Data
2010Metadados
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o discurso da revista Manequim e os significados veiculados em suas imagens. Revistas femininas, como outros suportes midiáticos de massa, estimulam e contribuem na disseminação do culto ao corpo magro. Para tanto, foram selecionadas 21 imagens das edições da revista Manequim de janeiro a junho de 2008. Através do suporte teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD), assim como da Gramática Visual (GV) de Kress e Van Leeuwen, foi possível detectar que as imagens de corpos com produtos de moda criam um discurso a serviço de produtos de consumo, ao indicar trajes esteticamente “belos” para as leitoras, usados por celebridades e também disponíveis no caderno de moldes para as leitoras construir suas roupas. Os corpos que são apresentados pelas modelos que vestem os trajes propostos apresentam a forma longilínea alinhada ao padrão hegemônico de corpo magro, assim como o número de trajes e seus específicos moldes estão na grande maioria disponíveis em tamanhos pequeno e médio, caracterizando a ausência de modelos que se encaixem no formato de corpo oval proposto pela Manequim e também o pequeno número de propostas e moldes de roupas para os tamanhos grandes