A constituição, a formulação e a circulação do tambor de crioula do Maranhão
Data
2013Metadados
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A constituição, a formulação e a circulação do Tambor de Crioula do Maranhão compõe o objeto desta análise de filiação teórica e metodológica na Análise de Discurso francesa em que os conceitos de autoria, função-autor, efeito-autor, são mobilizados frente ao Discurso da Escrita – processo de legitimação e Discurso da Oralidade – processo de autenticação, no percurso para a textualização sustentado pelas obras de Pêcheux, Orlandi, Gallo, Lagazzi, Neckel, entre outros. Para tanto, enunciados de documentos sobre o registro de patrimônio cultural imaterial do Brasil e depoimentos de “Seo” Felipe, tocador e cantador do Tambor, transcritos em livro, compõem o corpus que será analisado a partir de um recorte que direciona a construção do dispositivo analítico para o gesto de interpretação do sujeito brincante quando esse é definido/determinado como patrimônio imaterial pelo IPHAN. Procura-se compreender a contradição presente nas diferentes formas de existência do Tambor por meio da forma de inscrição do sujeito brincante e do sujeito não brincante do Tambor de Crioula, nessas discursividades
Palavra-chave
DiscursoTambor de crioula
Contradição
Patrimônio cultural