O boi de mamão vivo (e) na escola: uma leitura do Grupo Folclórico Beco do Bejo da cidade de Tubarão
Abstract
Esta dissertação apresentou uma pesquisa sobre a arte do folclore, em especial, o Boi de mamão a partir da leitura do Grupo Folclórico Beco do Beijo da cidade de Tubarão. A idéia da realização desta pesquisa partiu das observações e experiências obtidas através das apresentações do referido Grupo na escola focalizada nesta dissertação. Pretendeu-se promover uma análise desse espetáculo em relação à linguagem utilizada. Também, enfatizou-se as vozes sociais presentes na encenação da vida, morte e ressurreição do Boi. Investigou-se, ainda, sua repercussão na comunidade escolar que aprecia, este mito, bem como as apresentações de Boi de mamão, embora esse apresente-se acrescido com elementos diferentes e inovados. E apesar disso (das inovações), a estética de representação anunciada não causa de forma alguma o suposto apagamento do mito original, porque o ritual da morte e ressurreição do Boi continua intocável; ainda, neste estudo de caso percebeu-se que os personagens humanos vivem em constante rotação e transformação bem como os bichos, embora esses últimos permaneçam intactos na sua essência, ou seja, não se apagam da memória coletiva. O Grupo estudado mantém uma forma peculiar de montar e representar o Boi de Mamão, recriando ou reinventando a lenda do Bumba meu Boi em estilo açoriano, usando uma linguagem própria e, com isso, anunciando outras vozes sociais. Refletiu-se sobre os caminhos que conduzem leitores /educadores à importância do cultivo, vivência e uso do mito e folclore no contexto educativo. Foi intenção deste trabalho contribuir para que as gerações que, agora, vivenciam o auto do Boi continuem o processo de repetição, cultivo e perpetuação desse mito.
Keyword
Boi de MamãoInovação
Preservação
Ensino e Aprendizagem