Show simple item record

dc.contributor.advisorFurlaneto, Maria Martapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rosa Cristina Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T14:52:50Z
dc.date.available2016-11-30T14:52:50Z
dc.date.issued2014
dc.identifier1712pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/468
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi estudar como se constitui o discurso das professoras de educação infantil em relação à manifestação de manifestações de estados afetivo-emotivos das crianças de um a quatro anos, na perspectiva da Análise do discurso francesa. Os sujeitos da pesquisa foram professoras e alunos de três turmas de um centro de educação infantil de caráter público municipal do sul do Estado de Santa Catarina. O corpus da pesquisa foi constituído a partir dos registros em diário de campo, filmagens e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As análises discutem as posições-sujeito do professor nas cenas enunciativas nas quais emergem manifestações afetivo-emotivas das crianças e a produção de sentidos sobre tais manifestações, a partir do olhar para as diferentes linguagens que constituem as interações, considerando, para tanto, sequências discursivas verbais e tomando as imagens como materialidade discursiva. Sobre o conjunto analisado é possível tecer algumas observações que apontam para a importância de se investir na formação inicial e contínua dos professores que trabalham com crianças pequenas, dado que em suas práticas há pouca observância dos aspectos teóricos em relação ao desenvolvimento infantil de forma integral.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to investigate how the Early Childhood teachers¿ discourse is constituted in relation to affective-emotional states manifestation from children aged 1 to 4 years old within the French Discourse Analysis perspective. The subjects of the research were teachers and students from three classes of a municipal public childhood education center of the southern state of Santa Catarina. The corpus of this research was constituted from the records in field journal, filming and semi-structured interviews with the teachers. The analyses discuss the subject positions of the teachers in the enunciative scenes in which affective-emotional manifestations emerge from the children and the production of meanings on such demonstrations. Those demonstrations are seen under the perspective of the different languages that constitute the interactions, considering as such both verbal and discursive sequences and also taking the images as discursive materiality. About the analyzed material it is possible to make a few observations that point to the importance of investing in initial and continuing training for teachers who work with young children, since in practice there is little compliance with the theoretical aspects in relation to child development of integral form.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectOratóriapt_BR
dc.titleManifestações afetivo-emotivas na infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.isReferencedByTese (doutorado)pt_BR
dc.hasPart109626_Rosa.pdfpt_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons