A práxis pedagógica do profissional da educação infantil: um estudo pautado na formação docente
Abstract
Teoricamente, o ideal de educação infantil está fundamentado no educar, cuidar e no brincar. O conceito dessas três ações vem sendo repassado na formação de educadores de crianças de 0 a 6 anos. Embora haja integração entre essas concepções, a prática desses profissionais está geralmente baseada no assistencialismo, condicionando a atuação dos mesmos no abrigo, na proteção, no cuidado e na alimentação da criança. Considerando a criança como ser histórico-social, a prática do educar, cuidar e brincar, deveria ser integrada a fim de promover uma formação voltada ao exercício da cidadania e ao convívio social, fatores estes essenciais para o desenvolvimento infantil. A este estudo relacionam-se as implicações da teoria na atuação dos profissionais da educação infantil, enfatizando a atualização, o conhecimento profundo e crítico da realidade da criança, desenvolvendo um aprendizado orientado em situações de cuidados e brincadeiras em conjunto com os alunos através do processo de interação. Nesta direção faz-se necessário não somente repensar a prática, como a formação do profissional de educação infantil, direcionando-o para um trabalho de aprendizagens diversificadas e significativas, garantindo um desenvolvimento culturalmente rico, além de prazeroso e saudável à criança. Uma vez repensada a prática reflexiva, crítica e criativa torna-se uma conseqüência vantajosa à criança, às instituições de educação infantil e ao próprio educador.
Keyword
Educação infantilCriança
Desenvolvimento infantil
Profissional da educação
Relação teoriaprática