Filosofia para crianças: uma análise e uma crítica
Date
2004Metadata
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Esse trabalho se divide em três momentos básicos, o primeiro faz uma retrospectiva de como Mathew Lipman concebe a idéia de trabalhar filosofia com crianças, como o movimento surge e se encontra difundido em termos de mundo, América Latina e em especial no Brasil. No segundo momento descreve-se as influências sofridas por Lipman para a elaboração de sua teoria, quais os principais pensadores que o influenciaram, e em seguida aborda a teoria de Lipman, ou seja, como ele concebe a Filosofia para Crianças para em seguida discorrer a respeito dos materiais que Lipman e seus colaboradores fizeram para efetivar tal tarefa na prática. E, finalmente, no terceiro momento é feita uma crítica a Filosofia para Crianças, primeiramente de maneira macrossociológica, e em seguida, para tornar a minha crítica um pouco mais consistente e profunda, também me utilizarei algumas reflexões oferecidas pelo professor Walter Omar Kohan, que oferece um enfoque levando em consideração a questão nacional. A análise do professor Walter se divide em três partes, ou momentos, os desafios teóricos, os desafios metodológicos e os desafios político-institucionais.