Um discurso fragmentado: a universidade e suas ações sobre a realidade social
Date
2007Metadata
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Esta dissertação tem por objetivo verificar o grau de conhecimento da Proposta Curricular de Santa Catarina entre os alunos graduandos de 2007 do curso de Letras, licenciatura Português/Inglês, da Universidade do Sul de Santa Catarina, Unisul, campus de Tubarão. Através da metodologia de Análise do Discurso proposta por Voese (2004), os conceitos de “linguagem” e “formação humana” sinalizados no texto da Proposta Curricular de Santa Catarina, no Plano Político Pedagógico do curso de Letras e no livro “A universidade no mundo póstecnológico”, e que levam ao modelo de educação planejado pelas duas instituições, foram descritos, interpretados e analisados. O cotejo dos recortes mostrou que os modelos de sociedade pretendidos pelas duas instituições nas suas ações educativas não são conflitantes, porém, a voz dos alunos não evidenciou o discurso da universidade. Assim, os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese apresentada, que é de que universidade, enquanto formadora dos educadores que irão atuar no sistema educacional do estado de Santa Catarina, não proporciona aos alunos formandos do curso de Letras o conhecimento em profundidade do texto da Proposta Curricular de Santa Catarina/Língua Portuguesa. A pesquisa teve sua base teórica firmada no próprio texto da Proposta Curricular de Santa Catarina, em Bakhtin, Vygotsky, Voese, Demo, Luckesi, e outros autores que pensam a linguagem e a educação.
Keyword
DiscursoEducação
Linguagem
Formação humana