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dc.contributor.advisorFurlaneto, Maria Marta
dc.contributor.authorD'Alascio, Miriam Gomes
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-28T17:02:41Z
dc.date.available2018-02-28T17:02:41Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4713
dc.descriptionThis study is part of a Discourse Analysis Project carried out by Unisul faculty and students known as “Grupo de Análise do Discurso – Pesquisa e Ensino” (GADIPE), which focuses mainly on the Curriculum Proposal of Santa Catarina (1998, 2005). Starting from the discourse contained in that document, this study is intended to analyze the principles, contents, and methodology involved in the social reality and how the teaching/learning process unfolds, considering the relationship between teacher-student and student-student taking place in teaching Portuguese language classes. Discourse Analysis (DA) having Bakhtin (language philosophy) and Vygotsky (learning and development) as mentors was used as theoretical basis, associated with the Curriculum Proposal of Santa Catarina theoretical groundings. This study seeks to identify how teachers deal with new technologies and how they build up knowledge and make their choices in daily classroom practice. Therefore, it is important to discuss their theory and practice as a two-faced controversial reality. The goal of this study is to confront the built-up meanings of the discourse in the Curriculum Proposal with the discourses of teachers and students who are interlocutors and agents in this process. In this confrontation, the proximity and the distance of the agents and their respective discourses will be shown. It will also be possible to identify which elements of the content demand deeper reflection and further theoretical and methodological study.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa integra o atual projeto do “Grupo de Análise do Discurso – Pesquisa e Ensino” (GADIPE – UNISUL), que tematiza a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, 2005). A partir do discurso desse documento, investigamos como seus princípios, conteúdos e metodologia se refletem na realidade social e/ou como se refratam no ensino-aprendizagem dessa realidade, considerando as relações professor/aluno, aluno/aluno, perspectivando as aulas de Língua Portuguesa. Utilizamos como base os dispositivos teórico e analítico da Análise de Discurso (AD), associados aos fundamentos da PC-SC – tendo Bakhtin (filosofia da linguagem) e Vygotsky (desenvolvimento e aprendizagem) como mentores. É necessário conhecer se e como o sujeito-professor se identifica com novas teorias e como está recebendo e construindo esses conhecimentos, manifestando suas escolhas no dia-a-dia, em sala de aula. Cabe, portanto, situar e discutir o duplo “teoria-prática”, em sua existência controvertida. É nosso objetivo confrontar sentidos construídos no discurso da Proposta Curricular com o discurso dos professores e dos alunos que são os interlocutores e agentes desse processo. Nesse confronto evidenciamos a aproximação e o distanciamento entre os agentes dos respectivos discursos, bem como estabelecemos que elementos do conteúdo exigem novas reflexões e continuidade de estudos teóricos e metodológicos.pt_BR
dc.format.extent89 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.subjectProposta Curricularpt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTeoria/práticapt_BR
dc.titleEfeitos de sentido da proposta curricular de Santa Catarina no discurso de professores e alunos de 5ª e 6ª série de uma escola estadual de Santa Catarinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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