Fatores que influenciam na popularidade de postagens de marcas em mídias sociais: um estudo netnográfico no contexto da instituição de ensino superior
Data
2018Metadados
Mostrar registro completoResumo
Na mídia social online, as características da mensagem podem influenciar na popularidade da postagem de marcas junto aos usuários. O estudo buscou analisar os fatores que influenciam na popularidade de postagens de marcas na mídia social Facebook, no contexto da instituição de ensino superior. Especificamente, o estudo analisou o efeito de fatores relacionados ao tipo de mídia (interatividade e vivacidade), ao tipo de conteúdo (remuneração, emocional, entretenimento e informacional) e ao momento da postagem (dia da semana e horário do dia) sobre a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos pelos usuários (métricas de popularidade). Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, na forma de netnografia, com dados coletados por meio de observação direta, não participante e estruturada, envolvendo as 16 IES ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Os resultados indicam que diferentes fatores influenciam na popularidade de postagens no Facebook; que a vivacidade influencia positivamente a quantidade de curtidas, enquanto a interatividade, conteúdo com remuneração, informacional, o dia da semana e horário da postagem influenciam negativamente; que o conteúdo com remuneração, informacional e entretenimento influenciam positivamente a quantidade de comentários, enquanto vivacidade e interatividade influenciam negativamente; que o conteúdo informacional e entretenimento influenciam positivamente a quantidade de compartilhamentos, enquanto vivacidade e horário do dia influenciam negativamente. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento sobre o processo de avaliação de conteúdo publicado em mídias sociais, identificar os fatores que influenciam na popularidade da postagem de marcas, e propor um modelo teórico sobre avaliação da popularidade de conteúdo no Facebook.
Palavra-chave
Marketing digitalMarketing em mídias sociais
Popularidade de conteúdo
Instituições de ensino superior
Área do Conhecimento
Ciências Sociais AplicadasColeções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento