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dc.contributor.advisorMartignago, Graciella
dc.contributor.authorBarros, Pedro Mascarenhas de
dc.coverage.spatialFlorianópolis- SCpt_BR
dc.date.accessioned2018-06-08T12:11:55Z
dc.date.available2018-06-08T12:11:55Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4913
dc.descriptionThe process of internationalization of technology-based companies in Santa Catarina is still poorly studied, particularly in relation to strategies related to local responsiveness and global integration. Through a quantitative research, a survey was carried out with the companies participating in the Association of Technology Companies of Santa Catarina (ACATE), with the purpose of presenting the strategies and decision processes used by companies considered Born Globals of the Information Technology sector to face the dilemma between local responsiveness and global integration. It was verified that the companies are, in the majority, Born Globals, they began the internationalization by countries of low psychic distance, they still possess a low degree of internationalization and they adopt transnational strategies, that seek a high local responsiveness at the same time that they cherish by the reduction of costs. It was also identified that they have a strong analytical planning with decisions defined by executives of the matrix and key leaders, which denotes great centralization of the decisions in the matrix and impose challenges given the low autonomy of the local managers. Keywords: Born Globals. Internationalization. Companies.pt_BR
dc.description.abstractO processo de internacionalização de empresas catarinenses de base tecnológica ainda é pouco estudado, sobretudo quanto as estratégias relativas a responsividade local e integração global. Por meio de uma pesquisa quantitativa, foi realizado um survey com as empresas participantes da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) com o objetivo de apresentar as estratégias e processos de decisão utilizados por empresas Born Globals do setor de Tecnologia da Informação para enfrentar o dilema entre responsividade local e integração global. Constatou-se que as empresas são, na maioria, Born Globals, iniciaram a internacionalização por países de baixa distância psíquica, ainda possuem baixo grau de internacionalização e adotam estratégias transnacionais, que buscam uma alta responsividade local ao mesmo tempo em que prezam pela redução de custos. Identificou-se também, que possuem um planejamento analítico forte com decisões definidas por executivos da matriz e líderes chaves, o que denota grande centralização das decisões na matriz e impõem desafios dada a baixa autonomia dos gestores locais. Palavras-chave: Born Globals. Estratégia de Internacionalização. Responsividade local.pt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRelações Internacionais  - Florianópolispt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia de Internacionalizaçãopt_BR
dc.subjectBorn Globalspt_BR
dc.subjectResponsividade localpt_BR
dc.titleBorn Globals e a responsividade local no mercado da tecnologia da informação em Santa Catarinapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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