Políticas públicas e a internacionalização do artesanato brasileiro e colombiano
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso teve como finalidade trazer uma contribuição de análise sobre o artesanato brasileiro, tendo a Colômbia como parâmetro, visto que naquele país já existe uma estrutura consolidada sobre as atividades de seus produtos oriundos do artesanato, inclusive com reconhecimento externo. O trabalho desenvolvido trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que obteve dados primários, por meio de entrevistas, bem como, dados secundários, por meio de pesquisa bibliográfica, destacando as políticas públicas, os projetos, os mecanismos de apoio existentes em prol do artesanato no Brasil e na Colômbia e como os mesmos vêm contribuindo para o desenvolvimento da atividade deste setor de produção de ambos os países. A pesquisa realizada nos itens referenciados revelou como o artesanato do Brasil está estruturado, as dificuldades e os desafios que esta atividade enfrenta no mercado interno, contrastado com a estrutura desta mesma atividade no mercado colombiano, que diferentemente do Brasil, possui uma estrutura consolidada, com forte apoio comercial, institucional e político, garantindo assim, solidez no mercado interno e externo de seus artesanatos. Com isso, o trabalho vem reforçar a importância dessa atividade para o artesanato brasileiro, o quanto é necessário avançar nas políticas públicas. Fortalecendo assim, a sobrevivência do mercado interno e quem sabe a possibilidade de conquistar o mercado internacional. E desta forma, assegurar que essa importante atividade econômica e sobretudo social tenha prosseguimento e continuidade.
Keyword
Artesanato brasileiroArtesanato colombiano
Programas de apoio ao artesanato
Políticas públicas
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Ciências HumanasCollections
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