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dc.contributor.advisorMayer, Beatrice Maria Zanelatto Fonseca
dc.contributor.authorPereira, Lanúsia Elena Dutra
dc.coverage.spatialFlorianópolispt_BR
dc.date.accessioned2018-06-08T12:22:55Z
dc.date.available2018-06-08T12:22:55Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4929
dc.descriptionThis term paper was aimed at bringing a contribution of analysis to the Brazilian handicraft, with Colombia as a parameter, since in that country there is already a consolidated structure on the activities of its products from handicrafts, including external recognition. The work developed is a qualitative and descriptive research, which obtained primary data, through interviews, as well as secondary data, through bibliographic research, highlighting public policies, projects, support mechanisms in place of crafts in Brazil and Colombia and how they have contributed to the development of the activity of this sector of production of both countries. The research carried out in the referenced items revealed how the Brazilian handicraft is structured, the difficulties and the challenges that this activity faces in the domestic market, contrasted with the structure of this same activity in the Colombian market, which unlike Brazil, has a consolidated structure, with strong commercial, institutional and political support, thus ensuring solidity in the internal and external market of their handicrafts. With this, the work reinforces the importance of this activity for the Brazilian craftsmanship, how much it is necessary to advance in the public policies. Thus strengthening the survival of the domestic market and who knows the possibility of conquering the international market. And in this way, ensure that this important economic activity and above all social pursuance and continuity.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso teve como finalidade trazer uma contribuição de análise sobre o artesanato brasileiro, tendo a Colômbia como parâmetro, visto que naquele país já existe uma estrutura consolidada sobre as atividades de seus produtos oriundos do artesanato, inclusive com reconhecimento externo. O trabalho desenvolvido trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que obteve dados primários, por meio de entrevistas, bem como, dados secundários, por meio de pesquisa bibliográfica, destacando as políticas públicas, os projetos, os mecanismos de apoio existentes em prol do artesanato no Brasil e na Colômbia e como os mesmos vêm contribuindo para o desenvolvimento da atividade deste setor de produção de ambos os países. A pesquisa realizada nos itens referenciados revelou como o artesanato do Brasil está estruturado, as dificuldades e os desafios que esta atividade enfrenta no mercado interno, contrastado com a estrutura desta mesma atividade no mercado colombiano, que diferentemente do Brasil, possui uma estrutura consolidada, com forte apoio comercial, institucional e político, garantindo assim, solidez no mercado interno e externo de seus artesanatos. Com isso, o trabalho vem reforçar a importância dessa atividade para o artesanato brasileiro, o quanto é necessário avançar nas políticas públicas. Fortalecendo assim, a sobrevivência do mercado interno e quem sabe a possibilidade de conquistar o mercado internacional. E desta forma, assegurar que essa importante atividade econômica e sobretudo social tenha prosseguimento e continuidade.pt_BR
dc.format.extent88 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofRelações Internacionais  - Florianópolispt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtesanato brasileiro Artesanato colombiano Programas de apoio ao artesanato Políticas públicaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas e a internacionalização do artesanato brasileiro e colombianopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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