Cultura e educação: saberes e fazeres de professoras da educação infantil
Abstract
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar os saberes e fazeres apresentados por professoras da educação infantil, sobre a cultura josefense. A pesquisa foi realizada com cinco professoras de um Centro de Educação Infantil da rede pública do município de São José. A coleta de dados foi realizada a partir de uma narrativa escrita sobre “um passeio imaginário pela cidade para conhecer sua cultura” e um questionário constituído por 19 questões abertas acerca do tema. O estudo evidenciou que elas demostraram consciência da importância de transmitir o conhecimento relacionado à cultura local às crianças, consideradas por elas como sujeitos das futuras gerações; entendem que seu trabalho deve ser complementar ao das famílias; salientam a importância da história relacionada à chegada dos açorianos, valorizam o patrimônio cultural material – arquitetônico – do centro da cidade onde o Centro de Educação Infantil está localizado, mencionando a Bica da Carioca, a Matriz, o Museu, a biblioteca e o teatro locais, sem, contudo, explorar mais intensamente as lendas, os mitos, os causos, etc., também herdados dos portugueses. Não são unânimes em achar que os meios de comunicação, mediadores da “globalização”, trazem apenas efeitos nefastos para a população, e desejam que a semana cultural venha de fato a ser implantada no Centro de Educação Infantil. Por sua vez, posicionaram-se confusas quanto às comemorações das datas festivas nos Centros de Educação Infantil e citaram as necessidades de infraestrutura que lhes possibilitasse explorar mais a cidade com as crianças; como a falta de transporte e de segurança.
Keyword
CulturaEducação infantil
Saberes/fazeres de professoras
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Ciências HumanasCollections
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