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dc.contributor.advisorSchwinden, Norma Beatriz Camisão
dc.contributor.authorFerreira, Artur Silvestre
dc.contributor.authorNunes, Willian Pereira
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-28T20:59:09Z
dc.date.available2018-06-28T20:59:09Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4968
dc.descriptionThe increase in the search for new constructive technologies, in order to guarantee productivity, versatility, low cost and still guaranteeing sustainability is increasing. In Brazil, high rates of waste are recorded due to the use of the traditional method of construction with large-scale ceramic blocks, however, it has shown that the country is adept at new and more efficient construction technologies. The Steel Frame (SF), is an alternative that can meet the needs, as well as use as raw material the steel, resulting in a quick and clean construction.The use of this model is still considered irrelevant, due to a country considered one of the largest steel producers, exporting to several countries in the world. In this context, this work aims to systematize the information about the materials, techniques and detailed advantages used in the SF building model, also dismembered in Light Steel Frame (LSF), with emphasis on the construction of a higher education unit located in the south of the state of Santa Catarina. In this case study, each construction process is detailed, as well as the cost of each step, showing its viability. Through comparative analysis, based on wall closures and lining, it was possible to agree on the choice of the teaching unit, considering the regional need to have an academic center focused on agribusiness and justify the high investment employed in the SF model. Noting the financial return estimating its gross revenue through the number of enrollments made and enrollments expected for 2018.pt_BR
dc.description.abstractO aumento das buscas por novas tecnologias construtivas, a fim de garantir produtividade, versatilidade, baixo custo e ainda garantindo a sustentabilidade é cada vez maior. No Brasil, elevados índices de desperdícios são registrados devido a utilização do método tradicional de construção com blocos cerâmicos em larga escala, entretanto, mostrou que o país está adepto a novas tecnologias construtivas mais eficientes. O Steel Frame (SF), surge como uma alternativa capaz de suprir as necessidades, além de utilizar como matéria prima o aço, resultando em uma construção rápida e limpa. O aproveitamento deste modelo ainda é considerado irrelevante, decorrente de um país considerado um dos maiores produtores de aço, exportando para vários países do mundo. Nesse contexto, este trabalho objetiva sistematizar as informações acerca dos materiais, técnicas e vantagens detalhadas, empregadas ao modelo construtivo SF desmembradas também em Light Steel Frame (LSF), dando ênfase na construção de uma unidade de ensino superior localizada do Sul catarinense. Neste estudo de caso, é detalhado cada processo construtivo, assim como o custo de cada etapa, evidenciando sua viabilidade. Através de análises comparativas, utilizando como base os fechamentos de paredes e revestimento, foi possível concordar com a escolha da unidade de ensino, considerando a necessidade regional de possuir um polo acadêmico voltado ao agronegócio e justificar o elevado investimento empregado no modelo SF. Ressalvando o retorno financeiro, estimando sua receita bruta através do número de matriculas efetivadas e matriculas esperadas para 2018.pt_BR
dc.format.extent78 fpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Civil - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias construtivaspt_BR
dc.subjectAçopt_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectSteel framept_BR
dc.titleA opção do método construtivo Steel Frame em comparação à alvenaria convencional em uma unidade de ensino superior do sul catarinense: estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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