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dc.contributor.advisorMedeiros, Ismael
dc.contributor.authorFüchter, Pedro Henrique dos Santos
dc.coverage.spatialUnisul - Universidade do Sul de Santa Catarinapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-05T22:24:52Z
dc.date.available2018-07-05T22:24:52Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/5154
dc.descriptionRoads have the goal of providing mobility, making it possible to reach different places more easily. Among them, attention is paid to those who find it difficult to withstand certain vehicular traffic, providing a long time to travel in small sections. In view of the lack of sizing on Brazilian roads, especially the roads within cities, the Padre Dionísio da Cunha Laudt Street, located in the city of Tubarão (SC) was chosen for this project, due to its capacity to withstand traffic being less than demand today present at the site. Aiming to solve the problem, data were collected from a diagnostic research on the Campus of the Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, which is identified as the main source of vehicle circulation in the site, being a Trip Generator. A case study aligned to the sizing of the mean daily volume in seasonal stages complemented the study. The development of the project showed that the nocturnal period in the students' entrance time is the most critical time, and of these that go to the campus in the period, the great majority makes use of private cars and public transportation. Aware of this, 3 (three) scenarios were suggested, the initial being to maintain the road as it was, only considering that the reform of the street by the city hall would solve the problem, however data have proven that the situation would not improve. The next scenario aimed to make the street one way, providing greater traffic flow and less lost of time, this, improved the numbers compared to the current, however, when considering adjacent streets, sizing problems continued to exist. The last scenario worked was an extreme intervention, transforming an adjacent road, which has a high crossing of pedestrians, in a street just for pedestrians, simultaneously, the opening of another nearby road that will not require such amount of pedestrians. Due to the featuring numbers show an exceptional improvement in traffic, the third scenario was chosen as ideal.pt_BR
dc.description.abstractEstradas possuem o objetivo de prover mobilidade, fazendo com que através delas seja possível chegar a diferentes lugares mais facilmente. Entre elas, ganham atenção aquelas que possuem dificuldade de suportar determinado tráfego de veículos, proporcionando longo tempo para percorrer pequenos trechos. Diante da falta de dimensionamento nas estradas brasileiras, principalmente as vias dentro de cidades, foi escolhido para este projeto a Rua Padre Dionísio da Cunha Laudt, localizada na cidade de Tubarão (SC), isto devido a sua capacidade de suportar tráfego ser inferior a demanda hoje presente no local. Visando solucionar o problema, foram levantados dados a partir de uma pesquisa diagnóstico no Campus da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, a qual é identificada como principal fonte de circulação de veículos no local, tratando-se de um Polo Gerador de Viagens. Um estudo de caso alinhado ao dimensionamento do volume médio diário em estágios sazonais complementou o estudo. O desenvolvimento do projeto mostrou que o período noturno no horário de entrada de alunos é o horário mais crítico e, destes que se dirigem ao campus no período, grande maioria faz uso de automóveis particulares e transporte público. Ciente disto, 3 (três) cenários foram sugeridos, sendo o inicial, manter a via como esta apenas considerando que a reforma da via pela prefeitura municipal solucionaria o problema, entretanto dados comprovaram que a situação pouco melhoraria. O cenário seguinte objetivou tornar a rua sentido único, proporcionando maior fluência no trânsito e menos tempo perdido, este, melhorou os números se comparado com o atual, pórem, ao considerar as ruas adjacentes, problemas de dimensionamento continuaram a existir. O ultimo cenário trabalhado visou uma intervenção extrema, transformando uma via adjacente, que possui alta travessia de pedestres, em calçadão e, simultaneamente, a abertura de outra via próxima que não demandará tal quantidade de pedestres. Apresentando números que mostram a exepcional melhoria no trânsito, o terceiro cenário foi o escolhido como ideal.pt_BR
dc.format.extent50 fpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEngenharia Civil - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectPolo Gerador de Viagenspt_BR
dc.titleEstudos qualitativos envolvendo o fluxo de veículos no entorno da Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Sul e suas inter-relaçõespt_BR
dc.title.alternativeQualitative studies involving the flow of vehicles around the Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Sul and their interrelationshipspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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