Acessibilidade espacial em escolas municipais: estudo de caso da escola de educação básica Elizabeth Ulyssea Arantes, no município de Laguna
Resumo
Neste trabalho de conclusão de curso, pode ser percebido a importância da inclusão social nas escolas, pois é nelas que aprendemos os princípios pessoais que adotamos para a vida e é nelas que aprendemos a conviver em coletividade. A partir de um estudo de caso feito em uma amostra no município de Laguna/SC, foi possível diagnosticar que nossas escolas ainda são precárias quanto à acessibilidade espacial. Para tanto, elencou-se como norteador da pesquisa, os padrões da Norma Técnica da ABNT - NBR 9050, agora Lei nº 13.146/2015, juntamente com a pesquisa feita in loco na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulyssea Arantes, para identificação das barreiras e falhas construtivas sobre a falta de acessibilidade adequada, realizando em seguida uma recomendação projetual de readequação da acessibilidade espacial. Com estas mudanças sugeridas para melhorar o ambiente escolar, espera-se que nenhuma pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, seja ela qual for, se sinta impossibilitada de se locomover horizontal ou verticalmente tanto nos espaços externos quanto internos, sem necessitar da ajuda de terceiros para acessar a ambientes pertencentes a escola.
Palavra-chave
AcessibilidadeNBR 9050
Inclusão Escolar
Escolas Municipais
Laguna/SC
Área do Conhecimento
EngenhariasColeções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento