Regeneração óssea guiada com uso de barreira de membrana d-PTFE (denso) e osso xenógeno bovino particulado versus coágulo sanguíneo: avaliação clínica e tomográfica
Data
2018Metadados
Mostrar registro completoResumo
Introdução/Objetivo: Examinar a performance de novos materiais para a reconstrução óssea em áreas afins dentro da odontologia, baseando-se na análise clínica e tomográfica. A não realização de procedimentos de preservação do alvéolo pode originar prejuízo estético, não mantendo o contorno do rebordo, causando reabsorção e desnível ósseo na arcada, levando a tratamentos de acompanhamento complicados como a falta de estrutura para posterior implante e um espaço entre o rebordo e a prótese dentomucossuportada.
Metodologia: Foram selecionados 3 paciente com um total de 12 dentes indicados para extração. O método utilizado foi split-mouth, que consiste em utilizar os dois experimentos no mesmo paciente. No grupo GT os alvéolos após a extração foram preenchidos com material de enxertia óssea Lumina Bone-Porous (CRITÉRIA®) e recoberto com uma membrana de PTFE (CRITÉRIA®), no grupo GC os alvéolos foram preenchidos pelo próprio coágulo e recoberto com a membrana de PTFE (CRITÉRIA®).
Resultados: Houve mínima diferença entre os grupos. A presença da membrana proporcionou uma menor reabsorção óssea e um maior ganho em ambos os grupos. Na análise tomográfica nas variáveis do grupo dependente, a tábua vestibular teve um ganho significativo de 4,56 mm no grupo controle e na variável altura do alvéolo o ganho foi de 1,69 mm no grupo teste, nas outras variáveis em ambos os grupos durante o curso da cicatrização houve uma reabsorção mínima onde a perda foi ≤ a 1,5 mm.
Na análise clínica avaliação em milímetros de espessura e altura, os dois grupos obtiveram ganhos, muito por consequência do uso da membrana de PTFE em ambos, onde o aumento de gengiva ceratinizada foi de 5,00 mm no grupo teste 4,66 mm no grupo controle.
Conclusão: A permanência da membrana PTFE em posição por 21 dias é de vital importância para o sucesso do tratamento.
Palavra-chave
BiomaterialEnxertos
Membranas
d-PTFE
Substituto Ósseo
Área do Conhecimento
Ciências da SaúdeColeções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento