Show simple item record

dc.contributor.advisorSantos, Rafaella Zulianello dos
dc.contributor.authorSilva, Oziel da
dc.coverage.spatialPalhoçapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-09T12:15:56Z
dc.date.available2018-07-09T12:15:56Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/5257
dc.description.abstractO Personal Trainer (PT) tem sido a ocupação escolhida entre boa parte dos egressos dos cursos superiores de Educação Física no Brasil, não somente pelo potencial relacionado à uma boa remuneração profissional, mas pelo crescimento na procura desse serviço. Entretanto, pouco se sabe na literatura quais são as competências desses profissionais atuantes no mercado de trabalho, tampouco sobre a sua percepção em relação a estas competências. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar o domínio percebido do PT sobre as competências profissionais. Materiais e métodos: Pesquisa aplicada, quantitativa e de corte transversal. Participaram da pesquisa 87 profissionais de Educação Física que atuam como PTs no Brasil. Para o levantamento dos dados, utilizou-se um questionário com algumas características sociodemográficas e 39 questões fechadas destacando as competências profissionais. Resultados: indicaram que os PTs apresentaram ter domínio percebido suficiente na maioria das dimensões das competências profissionais, onde foi possível detectar um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para o desempenho profissional. Ainda foi observado que na dimensão do Conhecimento Procedimental está associada com a titulação profissional dos sujeitos, que remete a necessidade de se manterem atualizados. Nas dimensões Habilidades de Avaliação, Habilidades de Gestão e Atitudes, tais competências estão associadas com tempo de serviço (experiência) dos PTs e não com a formação continuada. Conclusão: Os PTs do presente estudo percebem ter domínio suficiente na maioria das competências profissionais relatadas na pesquisa. Observou-se ainda associação entre as competências profissionais percebidas e o tempo de serviço como PT.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Física Bacharelado - Pedra Brancapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectPersonal trainerpt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.titlePersonal trainer: domínio percebido sobre as competências profissionaispt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências da Saúdept_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons