Habilidades e competências na formação do engenheiro eletricista: percepção de egressos e estudantes concluintes
Data
2018Metadados
Mostrar registro completoResumo
A formação do engenheiro, com habilidades e competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em vigor, está inserida em um cenário desafiador. Isso porque, são constantes as mudanças tecnológicas e organizacionais dos cursos de engenharia. Como objetivo desse trabalho foi proposto diagnosticar quais habilidades e competências estão sendo desenvolvidas durante o curso de engenharia na percepção de egressos e de estudantes concluintes. E ainda, compará-las com as determinadas pelas DCNs. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário de Likert, mais um conjunto de 4 assertivas sobre o processo de ensinar. Constata- se que no entendimento dos egressos e dos concluintes as habilidades e competências planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas descritas nas DCNs precisam ser aprimoradas. Outro destaque percebido pela amostra é de que as demais habilidades e competências estão sendo desenvolvidas no curso. Esse estudo não é conclusivo, mas apresenta um grande potencial para implementar ações no currículo do curso de graduação bem como em aperfeiçoar processos para a formação do engenheiro do século XXI.
Palavra-chave
Diretrizes curriculares nacionaisCompetências
Habilidades
Ensino e Engenharia
Área do Conhecimento
EngenhariasColeções
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