Avaliação do uso de dispositivos vibratórios, comparado à anestesia tópica, na percepção da dor em pacientes submetidos à aplicação de toxina botulínica na face
Date
2018xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: Nas últimas décadas, inúmeras técnicas, tanto anestésicas como de execução, foram desenvolvidas ou aprimoradas com a finalidade de minimizar o sofrimento do paciente submetido a procedimentos dermatológicos. O uso de dispositivos vibratórios tem apresentado resultados satisfatórios e se mostrado útil na diminuição da dor em pacientes submetidos à aplicação de toxina botulínica tipo A (TxB-A) com finalidade estética.
Objetivo: Avaliar a influência do uso de dispositivos vibratórios, comparado a anestesia tópica, na percepção da dor em pacientes submetidos à aplicação de toxina botulínica.
Método: Ensaio clínico randomizado e controlado, que avaliou a aplicação de TxB-A nos músculos prócero, orbicular dos olhos, corrugador do supercílio e frontal. Pacientes fizeram uso de dispositivo vibratório em uma hemiface e receberam anestesia tópica na hemiface contralateral. Foram avaliados dor, efeitos adversos e tempo de procedimento.
Resultados: Foram incluídos 139 pacientes entre 24 e 74 anos. Houve diferença estatisticamente significativa favorecendo o lado submetido ao dispositivo vibratório em todas as topografias. O tempo do procedimento foi prolongado em razão da aplicação de anestésico tópico.
Conclusão: O uso de dispositivo vibratório foi eficaz, seguro e superior à anestesia tópica em diminuir a dor durante a aplicação de TxB-A.
Keyword
Toxina botulínicaVibração
Dor
Anestesia tópica
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Pedra Branca [306]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms