Custos hospitalares relacionados ao atendimento às vítimas de acidentes motociclísticos e os fatores associados em um Hospital de grande porte no sul do Brasil
Date
2018Metadata
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Objetivo: Analisar os custos hospitalares relacionados ao atendimento às vítimas de acidentes motociclísticos e os fatores associados em um Hospital de grande porte no Sul do Brasil.
Método: Estudo transversal alinhado a uma pesquisa de análise econômica parcial de tecnologias em saúde com 294 vítimas de acidentes motociclísticos atendidas em um hospital de referência no atendimento ao trauma no Sul do Brasil. A coleta de dados foi feita através dos prontuários e do programa de Sistemas de Custos do Hospital. Os dados foram tabulados utilizando o software Windows Excel, e posteriormente exportados para o programa IBM SPSS versão 18.0, para análise estatística. O nível de significância estabelecido foi de p<0,05.
Resultados: A média de idade dos motociclistas foi de 31,03 ± 10,31 anos sendo a maioria do sexo masculino (83,3%). Os acidentes ocorreram com maior frequência na sexta-feira (18,4%) e no sábado (17,7%) e no período da noite (36,7%). 86,1% dos pacientes avaliados necessitaram internação apresentando um tempo médio de internação de 10,22 ± 11,86 dias. As regiões corporais mais afetadas foram as extremidades (membros inferiores e superiores). O custo médio da internação foi de R$ 6134,69 ± 7120,14 e o custo profissional foi de R$ 769,53 ± 1088,69. As vítimas de acidentes motociclísticos que necessitaram passar por cirurgia apresentaram um custo médio direto do centro cirúrgico de R$ 1582,88 ± 1889,52 e indireto de R$ 989,22 ± 1180,53. O acometimento de MMII teve associação estatisticamente significativa com custo de internação (p< 0,001), custo profissional (p<0,001), raio x (p<0,001), material de implante (p= 0,015) e do centro cirúrgico. As lesões de abdome, pelve e períneo tiveram associação estatisticamente significativa com o custo direto e indireto do centro cirúrgico (p=0,038), custo de exames complementares como raio x (p=0,001) e Tomografia computadorizada (TC) (p<0,001). Os custos com TC também apresentaram associação com trauma cranioencefálico e lesão de tórax, além da ocorrência de internação e óbito. As lesões de tórax também apresentaram associação com o custo laboratorial (p<0,001).
Conclusão: O baixo padrão de segurança da motocicleta, o crescimento desse veículo como meio de transporte e o comportamento de risco, assumido muitas vezes pelos seus condutores, ocasiona números alarmantes de vítimas e lesões que demandam assistência hospitalar, desde internação até exames e procedimentos terapêuticos, e consequentemente custos elevados.
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Custos e análise de custoCustos hospitalares
Acidentes de trânsito
Motocicletas
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Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Pedra Branca [306]
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