Economia solidaria: o reflexo do desenvolvimento em regiões carentes do Brasil
Data
2018Metadados
Mostrar registro completoResumo
O projeto consiste em apresentar e avaliar a inserção da Economia Solidária em diversas regiões do país. Relata-se a definição e o surgimento do Desenvolvi-mento Comunitário, processo inicial que deu apoio à criação da Economia Solidá-ria. Há o reforço do conceito de Economia Solidária como alternativa ao capitalismo em prol do desenvolvimento de regiões carentes.
Não é proposto o combate ao desemprego urbano ou exclusões e nem a criticar o modo de produção capitalista, mas, sim, analisar os conceitos, aspectos culturais, características e impactos da inserção da economia solidária.
Elenca-se o preconceito encontrado na Europa em relação a inserção da Economia Solidária, no qual é vista como algo temporário que é feito por pessoas que realizam pequenos serviços de forma não fixa, pessoas quais não conseguem entrar na “economia normal”.
E, por fim, frisa-se o reflexo do desenvolvimento em regiões carentes do Bra-sil através do detalhamento da iniciativa Banco Palmas, projeto que consistia em manter os ativos financeiros circulando apenas na região, ou seja, valorização do produto local pela própria população.
Palavra-chave
Economia solidáriaDesenvolvimento comunitário
Cooperativismo
Área do Conhecimento
Ciências Sociais AplicadasColeções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento