Economia solidaria: o reflexo do desenvolvimento em regiões carentes do Brasil
Date
2018xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
O projeto consiste em apresentar e avaliar a inserção da Economia Solidária em diversas regiões do país. Relata-se a definição e o surgimento do Desenvolvi-mento Comunitário, processo inicial que deu apoio à criação da Economia Solidá-ria. Há o reforço do conceito de Economia Solidária como alternativa ao capitalismo em prol do desenvolvimento de regiões carentes.
Não é proposto o combate ao desemprego urbano ou exclusões e nem a criticar o modo de produção capitalista, mas, sim, analisar os conceitos, aspectos culturais, características e impactos da inserção da economia solidária.
Elenca-se o preconceito encontrado na Europa em relação a inserção da Economia Solidária, no qual é vista como algo temporário que é feito por pessoas que realizam pequenos serviços de forma não fixa, pessoas quais não conseguem entrar na “economia normal”.
E, por fim, frisa-se o reflexo do desenvolvimento em regiões carentes do Bra-sil através do detalhamento da iniciativa Banco Palmas, projeto que consistia em manter os ativos financeiros circulando apenas na região, ou seja, valorização do produto local pela própria população.
Keyword
Economia solidáriaDesenvolvimento comunitário
Cooperativismo
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências Sociais AplicadasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms