O lúdico no processo ensino-aprendizagem: Reflexões a partir de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, do município de Chapecó (SC)
Data
2017Metadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa é resultado de estudo bibliográfico e de campo, a
respeito da importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem nos anos
iniciais do ensino fundamental, especialmente, no ciclo alfabetizador, pois a criança
quando chega nos anos iniciais possui apenas 6 (seis) de idade. Neste sentido,
entende-se que a brincadeira e os jogos são essenciais no processo ensino-
aprendizagem, pois a utilização do lúdico como ferramenta pedagógica dá
oportunidade à criança de aprender com prazer, e dessa forma se apropriar melhor
dos conteúdos abordados. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Básico
Sereno Soprana de Chapecó, SC. O objetivo geral foi analisar de que forma é
abordado o lúdico no processo de aprendizagem nos anos iniciais da Escola Básica
Municipal Sereno Soprana de Chapecó, SC, tendo como objetivos específicos:
compreender qual a importância do lúdico nas séries iniciais; identificar como são
desenvolvidas as atividades ludicas nos anos iniciais; analisar de que forma os
professores dos anos iniciais da Escola Básica Sereno Soprana utilizam o lúdico em
sala de aula frente ao processo de aprendizagem; descrever quais são as atividades
lúdicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais da Escola Básica Sereno
Soprana. A metodologia seguiu os princípios do método dialético. É uma pesquisa
qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa
basearam-se em roteiro de observação com registro em diário de campo e roteiro para
entrevistas semiestruturadas. Também foi realizada leitura e reflexão acerca dos
planos de aula e das atividades desenvolvidas junto aos alunos. Os sujeitos da
pesquisa foram os professores de Educação Infantil e os professores que atuam nas
Séries Iniciais da Escola Básica Municipal Sereno Soprana, de Chapecó, SC, num
total de 4 (quatro) professores. Os resultados mostram que de algum modo os sujeitos
da pesquisa reconhecem a necessidade da ludicidade compreender as estratégias
pedagógicas deste momento da formação das crianças, mas ainda necessitam de
formação continuada acerca desta temática.
Palavra-chave
Lúdico/ludicidadeCrianças
Anos iniciais/ciclo alfabetizador
Área do Conhecimento
Ciências HumanasColeções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento