Show simple item record

dc.contributor.advisorSchmidt, Leonete Luziapt_BR
dc.contributor.authorMendes, Jacira Amadeupt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T14:54:50Z
dc.date.available2016-11-30T14:54:50Z
dc.date.issued2014
dc.identifier113pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/563
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o processo de alfabetização de crianças com deficiência matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatal-SC, com o objetivo de conhecer como ocorre o processo de alfabetização dessas crianças matriculadas em duas escolas da rede pública de Gravatal. Os sujeitos da pesquisa são duas crianças que frequentam o Bloco Alfabetizador em turmas do 1º e do 3º ano na rede pública do município de Gravatal, sendo uma escola municipal e outra estadual. Os dados foram coletados através de observação nas escolas/turmas em que as crianças sujeitos da pesquisa estudam e de entrevistas com suas professoras e diretores dessas escolas. O resultado das análises evidencia que os professores e diretores conhecem, em parte, as leis que regulamentam o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino regular. Os mesmos, também, afirmam que sentem dificuldades para o desenvolvimento das práticas pedagógicas envolvendo crianças com necessidades educacionais especiais, o que dificulta o seu processo de alfabetização pode estar contribuindo com a falta de frequência regular delas às aulas.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the process of teaching children of special education enrolled in regular school in town of Gravatal-SC, aiming to know how the process occurs literacy Mode those children enrolled in special education in two attend the block public of Gravatal. The subjects are two children who attend the Block Literacy classes in the 1st and the 3rd year in public networks in the municipality of Gravatal, one municipal school and the other state school. Data were collected through observation in the school/classroom where children studies subjects and the interviews with their teachers and principals of these schools. The result of the analysis shows that teachers and principals know, in part, the laws governing the access and retention of students with disabilities in regular schools. They also say they feel difficulties to the development of pedagogical practices involving students (as) with special educational needs, which complicates the process of literacy them and may be contributing to the lack of regular attendance at these classes.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleAlfabetização de crianças da modalidade educação especial matriculadas na rede regular de ensino no município de Gravatalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.isReferencedByDissertação (mestrado)pt_BR
dc.hasPart108527_Jacira.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons