As estratégias e os recursos didáticos no ensino de Ciências para o processo de ensino/aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down: um estudo de caso
Date
2018Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e os métodos no Ensino de Ciências utilizados pelos professores para o processo de ensino/aprendizagem do aluno com Síndrome de Down, no Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, do 7º ano, no município de Gravatal-SC. O delineamento metodológico e nível de aprofundamento desta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso de campo e entrevistas gravadas com perguntas semiestruturadas. Considerando as reflexões e análises dos dados, pode-se observar que entre as atividades mais adequadas pela segunda professora estão: recortes de figuras, pinturas e cópia de palavras chaves. No que se diz respeito à interação do professor regente de Ciências com os conteúdos propostos para o aluno, procedia somente nas aulas práticas. Os resultados alcançados nesse estudo permitem uma reflexão acerca do processo de inclusão nas escolas, demonstrando os anseios dos professores sobre o processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência. Estes fatos estão relacionados à falta de orientações em suas formações acadêmicas e a falta de apoio da equipe escolar, que refletem em falhas no processo de inclusão e ensino/aprendizagem do aluno. Logo, é possível ver a necessidade de uma redefinição de práticas pedagógicas e de orientações do sistema de ensino.
Keyword
Síndrome de DownCiências
Ensino- aprendizagem
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências BiológicasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms