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dc.contributor.advisorTartari, Emerson
dc.contributor.authorUliano, Rafaela Beckhauser
dc.coverage.spatialTubarão/ SCpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-03T19:18:12Z
dc.date.available2018-09-03T19:18:12Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/5652
dc.descriptionThis work aims to analyze the strategies and methods in the Teaching of Sciences used by teachers for the teaching / learning process of the student with Down Syndrome, in the Elementary School of the State Public School, 7th grade, in the municipality of Gravatal-SC . The methodological outline and level of deepening of this research is characterized as descriptive, with a qualitative approach. As for the data collection procedures, this is a documentary, bibliographical research and field case study and recorded interviews with semistructured questions. Considering the reflections and analysis of the data, it can be observed that among the activities most suitable for the second teacher are: clippings of figures, paintings and copies of key words. In what concerns the interaction of the regent professor of Sciences with the contents proposed for the student, he proceeded only in the practical classes. And the results achieved in this study allow a reflection on the inclusion process in schools, demonstrating the teachers' wishes about the teaching / learning process of students with disabilities. These facts are related to the lack of guidelines in their academic formations and the lack of support of the school team, which reflect in the student's process of inclusion and teaching / learning. Therefore it is possible to see the need for a redefinition of pedagogical practices and orientations of the educational system.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e os métodos no Ensino de Ciências utilizados pelos professores para o processo de ensino/aprendizagem do aluno com Síndrome de Down, no Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, do 7º ano, no município de Gravatal-SC. O delineamento metodológico e nível de aprofundamento desta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso de campo e entrevistas gravadas com perguntas semiestruturadas. Considerando as reflexões e análises dos dados, pode-se observar que entre as atividades mais adequadas pela segunda professora estão: recortes de figuras, pinturas e cópia de palavras chaves. No que se diz respeito à interação do professor regente de Ciências com os conteúdos propostos para o aluno, procedia somente nas aulas práticas. Os resultados alcançados nesse estudo permitem uma reflexão acerca do processo de inclusão nas escolas, demonstrando os anseios dos professores sobre o processo de ensino/aprendizagem de alunos com deficiência. Estes fatos estão relacionados à falta de orientações em suas formações acadêmicas e a falta de apoio da equipe escolar, que refletem em falhas no processo de inclusão e ensino/aprendizagem do aluno. Logo, é possível ver a necessidade de uma redefinição de práticas pedagógicas e de orientações do sistema de ensino.pt_BR
dc.format.extent91 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Biológicas Licenciatura - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagempt_BR
dc.titleAs estratégias e os recursos didáticos no ensino de Ciências para o processo de ensino/aprendizagem de um aluno com Síndrome de Down: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaCiências Biológicaspt_BR


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