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dc.contributor.advisorVasques, Carla K.pt_BR
dc.contributor.authorFrancisco Júnior, Nacim Miguelpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-30T14:54:51Z
dc.date.available2016-11-30T14:54:51Z
dc.date.issued2009
dc.identifier1504pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/565
dc.description.abstractO presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. A análise evidenciou a potencialidade da Robótica Educacional no processo de construção dos conhecimentos físico e social. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor nos processos educacionais. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades, tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as subject the Robotics and the educational processes. The research is qualitative descriptive developed from the implantation of a Educational Robotics Laboratory at a school from a private school of Tubarão/SC. The constructivism and construcionism are the theoretical conceptual references. The analysis showed the potential of Educational Robotics in the physical and social knowledge construction process. Robotics is defended as a bilateral resource, capable of aid the student and the professor in the educational processes. However, such possibilities aren't inherent to technology. The manipulation of an object does not allow the acquisition of consciousness about its characteristics and properties, either develops criticality or the capacity of reflexion. For this, the discussion, the technology dialogue with the class, the intervention of a professor who interpret, abest and puts into context are fundamental. Processes that which to be activated are dependent of the public politics, the formation propposal, the school management and the qualification of the school environment.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRobótica - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDiálogos entre a robótica educacional e a sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.isReferencedByDissertação (mestrado)pt_BR
dc.hasPart108869_Nacim.pdfpt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


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