Avaliação do estresse e das estratégias de coping em acadêmicos de medicina de universidade ao sul de Santa Catarina
Date
2018xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: o estudante de medicina encontra-se diariamente sob algum espectro de estresse e diversos fatores estão associados, esses eventos estressores geram uma habilidade ou adaptação para lidar com tais circunstâncias e isso é denominado coping. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores relacionados ao estresse e estratégias de coping em universitários do curso de medicina de universidade ao sul de Santa Catarina. Métodos: trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. A população estudada foi de 476 alunos matriculados entre julho e dezembro de 2017 no referido curso do 1º ao 12º semestre. Foram aplicados questionários sociodemográficos, Escala de Estresse Percebido (PSS-10) e Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Folkman e Lazarus. Resultados: Houve prevalência do sexo feminino (60,7%), a idade média foi de 23 anos com desvio-padrão de 3,3, a maioria era de outra cidade, possuía religião, nunca pensaram em abandonar o curso (67,2%), morava sozinho (51,1%) e recebia o devido apoio que necessitava (86,6%). A pontuação do estresse variou de 2 a 39. E, ainda, 249 (52,3%) dos graduandos apresentaram escore para nível de estresse acima da média (18) de todos os participantes. As estratégias de coping mais relacionadas ao estresse foram confronto, reavaliação positiva e afastamento. Conclusão: houve prevalência do sexo feminino, possuíam algum tipo de religião e recebiam o devido apoio. O estresse teve como média 18 na escala PSS-10 e as estratégias de coping mais relacionadas ao estresse foram confronto, reavaliação positiva e afastamento.
Keyword
Estresse psicológicoEstratégias de enfrentamento
Educação médica
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms