Associação entre disponibilidade de serviços ambulatoriais de saúde mental e demanda de atendimentos por transtornos por uso de substâncias em uma emergência psiquiátrica de Santa Catarina
Abstract
Introdução: O Transtorno por Uso de Substâncias (TUS) é um transtorno crônico que pode trazer sequelas cognitivas e comportamentais e refletir em diversos problemas de saúde pública. A presença de serviços públicos ambulatoriais pode auxiliar na detecção precoce de crises, evitar piora da gravidade do quadro e atuar na manutenção terapêutica extra-hospitalar, reduzindo a procura por hospitais psiquiátricos.
Objetivo: Avaliar a associação entre disponibilidade de Serviços Públicos de Saúde Mental nos municípios de São José e Florianópolis e a demanda de consultas, internações e reinternações por Transtornos por Uso de Substâncias em uma unidade de emergência psiquiátrica entre os anos de 2014 e 2016.
Métodos: Estudo ecológico. Dados de 2012 a 2016 foram coletados pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME), do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq/SC), em São José, Brasil. Características da rede ambulatorial foram obtidas das Secretarias de Saúde de dois municípios diferentes, São José, cuja estrutura ambulatorial foi ampliada a partir de 2015, e Florianópolis, cuja rede se manteve estável no período avaliado (2012 a 2016). Análise estatística realizada com o SPSS 20.0®. Aplicado o teste t de student para amostras independentes com IC 95%. Resultados: Quando analisados os números referentes a pacientes procedentes de São José, não houve redução significativa da demanda por atendimento de emergência com a ampliação da rede ambulatorial entre os anos de 2014 e 2016. No entanto, tal demanda foi significativamente menor (p<0,001) para consultas, internações e reinternações quando comparada a indivíduos procedentes de Florianópolis, cuja rede de saúde mental ambulatorial não teve ampliação significativa no período avaliado.
Conclusão: A maior oferta de serviços públicos ambulatoriais de saúde mental pode reduzir a necessidade de consultas de emergência, internações e reinternações por TUS. No entanto, para que tal impacto ocorra, pode ser necessário não apenas a implementação dos serviços, mas principalmente sua manutenção ao longo dos anos.
Keyword
Serviços de emergência psiquiátricaPsiquiatria comunitária
Saúde pública
Transtornos por uso de substâncias
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms