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dc.contributor.advisorBatista, Suzana Cimara
dc.contributor.authorBarreiros, Yuri
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-09T12:06:22Z
dc.date.available2018-12-09T12:06:22Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6044
dc.description.abstractA nanociência e nanotecnologia são o estudo e aplicação de coisas extremamente pequenas, que envolvem manipular e controlar átomos e moléculas individuais para criar novos materiais. É um campo multidisciplinar que engloba diferentes áreas da ciência, como química, biologia, física, ciência dos materiais e engenharia, entre outras. O campo emergente da nanociência e nanotecnologia está se tornando cada vez mais popular todos os dias. O seu progresso da ciência é muito importante para a economia e melhoria na qualidade de vida da sociedade e, portanto, a nanociência deve ser incluída como parte sólida do currículo educacional para incutir e despertar a curiosidade dos alunos em aprender sobre o que é e o que ocupará de forma mais dominante na sociedade. O grande desafio é como incorporar a nanociência e nanotecnologia nos currículos escolares já existentes, bem como a falta do conhecimento científico por parte dos professores. Diante disso, neste trabalho foi proposto sugestões de sequências didáticas fáceis de serem aplicadas, nas quais incluem tópicos relacionados à nanociência e nanotecnologia de forma contextualizada em conteúdos de química dentro dos currículos do ensino médio. Como forma de avaliar o papel das sequências didáticas, foi aplicado um questionário inicial antes da apresentação, e um final após a apresentação em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola de rede pública localizada na cidade de Tubarão-SC. O objetivo dos questionários foi coletar dados para descrever de forma comparativa o desenvolvimento cognitivo antes e após a aplicação das sequências didáticas, bem como investigar o interesse dos estudantes sobre nanociência dentro do ensino médio. Os resultados da pesquisa mostraram uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, bem como o interesse pela área de nanociência e nanotecnologia, o que torna as sequências didáticas positivas para aplicação em determinados conteúdos de química.pt_BR
dc.format.extent64pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofQuímica Licenciatura - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNanociênciapt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação em nanociência e nanoctecnologia: uma abordagem contextualizada no ensino de químicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.coadvisorReynaldo, Gilson Rocha
dc.subject.areaCiências Exatas e da Terrapt_BR


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