Discalculia: superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem
Abstract
Diante das diversas dificuldades de aprendizagem encontradas na sala de aula, sobretudo na disciplina de matemática, a inabilidade de desenvolver cálculos passou a ser estudada, principalmente para evitar a rotulação de crianças que poderiam apresentar algum transtorno, tanto nas questões de cálculos, como de interpretações de enunciados matemáticos. Desta forma, o presente estudo aborda o transtorno de aprendizagem em matemática denominada discalculia, apresentando conceitos, definições, e a investigação de possíveis formas de superação em crianças discalcúlicas. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica embasada em autores como: Palácios (1996); Falcão (2003); Cool (1996); Morais (1997); Brito (2001); Boyer (1996); Pozo (1998); Duarte (1987); Dante (2005) entre outros. Assim, a pretensão é de ampliação dos estudos acerca da discalculia, levando o tema para dentro da escola não como assunto pontual, mas como discussão permanente, contemplando as diversas dimensões da vida do aluno, visto que as dificuldades de aprendizagem não têm como causa apenas um fator.
Keyword
DiscalculiaIntervenção psicopedagógica
Distúrbio de aprendizagem
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Ciências Exatas e da TerraCollections
- Matemática - Tubarão [27]
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