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dc.contributor.advisorTavares, Angelo Damigo
dc.contributor.authorMalta, Maurício Cemin
dc.coverage.spatialPalhoça, SCpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T23:34:42Z
dc.date.available2018-12-10T23:34:42Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6153
dc.descriptionThis research main objective is to understand the influence of fatigue in flight safety. In this research, fatigue in flight crew was approached as a major aspect of flight safety operations, since the flight crew is exposed to a work environment that cause a reduction in mental and physical performance, increasing the chances of accidents and incidents in commercial aviation. As methodology of research, it was used the literary revision of books, scientific magazines and articles that approach the subject of research. It was verified that human factors are a major cause of accidents and incidents in aviation, being fatigue a major contributor factor within human factors. At the end of this research it was observed the need to develop flight crew schedule monitoring, with programs that identify and reduce the exposure of flight crew to extensive and consecutive flight time duties during the night. Also, the necessity for the development of programs that evaluate the fatigue level in an individual basis, where it is possible to mitigate the fatigue effects, and as a result, increase the flight safety.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal compreender a influência da fadiga na segurança de voo. No estudo foi abordada a fadiga de tripulantes de voo como um aspecto de grande relevância para a segurança das operações aéreas, tendo em vista que, na aviação, os tripulantes ficam expostos a condições de trabalho que podem fazer com que seu desempenho físico e mental fique reduzido, aumentando as chances de ocorrência de acidentes e incidentes aéreos. Como metodologia empregou-se a revisão de literatura em livros, revistas científicas e artigos que abordam o tema em análise. Foi visto que o fator humano é frequentemente causa de acidentes e incidentes aéreos e, dentro dos fatores humanos, a fadiga também tem uma parcela considerável como fator contribuinte. Ao final desta pesquisa, concluiu-se pela necessidade de desenvolver um monitoramento das escalas de voo dos tripulantes, através de programas que identifiquem e reduzam sua exposição a extensas e consecutivas jornadas de voo no período noturno e também pelo desenvolvimento de programas que possam avaliar o nível de fadiga de forma mais personalizada, onde seja possível mitigar os efeitos da fadiga, por consequência, aumentando a segurança de voo.pt_BR
dc.format.extent28 fpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectFator humanopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.subjectGerenciamento de riscopt_BR
dc.titleInfluência da fadiga na segurança de voopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.coadvisorGarcia, Cléo Marcus
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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