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dc.contributor.advisorTavares, Angelo Damigo
dc.contributor.authorGomes, Sergio Eduardo
dc.coverage.spatialPalhoça-SCpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-14T00:43:46Z
dc.date.available2018-12-14T00:43:46Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6377
dc.descriptionThis research had as general objective to understand why a specific training manual for the multiengine aircraft land rating is necessary to improve the operational safety in Brazil. It is characterized as an exploratory descriptive research with bibliographic and documentary procedure through training books, manuals, regulations and statistical data. The approach used was qualitative and quantitative. In the analysis of the data, the main concepts were analyzed with practical aspects in relation to the data collected from CENIPA and ANAC. At the end of this research, it was noticed that the legislation in Brazil only requires minimum requirements to obtain a licence and rating in multi-engine land aircraft and there is still a lack of national bibliographic resources for this subject matter. Comparing the statistical data from reports of aeronautical occurrences and the Brazilian fleet, it was observed that the average rate are relevant, mainly in the operational factor, and thus, there is a latent knowledge gap. In view of this reality, it has been understood that the multi-engine is an aircraft with a series of unique features, and therefore, requires a more complete instruction with a manual or instructional guide as designed, to meet those who wish to have a good technical knowledge and thus improving operational safety.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo geral compreender porque há necessidade de um manual específico de treinamento do curso em multimotor terrestre para melhorar a segurança operacional no Brasil. A pesquisa é caracterizada como exploratória descritiva com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, manuais, artigos, regulamentos, e dados estatísticos. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. Na análise dos dados foram extraídos os principais conceitos abordados com aspectos práticos em relação aos dados levantados do CENIPA e ANAC. Ao finalizar a pesquisa, foi notado que a legislação no Brasil somente exige itens mínimos para se obter uma habilitação em multimotor terrestre, existindo ainda, uma insuficiência de material bibliográfico nacional para o assunto. Comparando os dados estatísticos dos registros de ocorrências aeronáuticas e da frota de aeronaves multimotor brasileira percebeu-se que os índices são relevantes, principalmente no fator operacional, e dessa forma, existe uma lacuna de conhecimento latente. Em face a esta realidade, foi compreendido que o multimotor é uma aeronave com uma série de características exclusivas, percebendo-se a necessidade de uma instrução mais completa com um manual ou guia de instrução conforme idealizado, de forma a atender aos que pretendem ter um bom conhecimento técnico e assim melhorar a segurança operacional.pt_BR
dc.format.extent45 fpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofCiências Aeronáuticas - Unisul Virtualpt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectMultimotor terrestrept_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectLegislação aeronáuticapt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.titleA necessidade de um manual específico para a padronização do curso de aeronave multimotor leve a pistão terrestre no Brasilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.subject.areaEngenhariaspt_BR


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