Responsabilidade social corporativa na indústria da moda: uma análise na perspectiva das pressões institucionais
Data
2018Metadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre pressões institucionais e Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na indústria da moda do Brasil. Este estudo é uma replicação da pesquisa de Pedersen e Gwozdz (2014), realizado na indústria da moda dos países nórdicos. A pesquisa é de natureza quantitativa, exploratória e descritiva, e foi realizada por meio de questionários aplicados com as empresas do setor da moda por e-mail, facebook e em eventos do setor. Obteve-se 112 questionários válidos, sendo 59 coletados de forma presencial e 53 de forma virtual. A análise de dados utilizou a técnica da regressão, tendo como resultados a verificação de significância estatística em todas as relações de variáveis, identificando-se uma relação inversa entre as mesmas, divergindo dos resultados observados no estudo realizado nos países nórdicos. O estudo traz contribuições no sentido de reforçar a influência das pressões institucionais na RSC, bem como das diferenças da RSC em função do ambiente institucional, além de contribuir com o estudo da RSC em países emergentes.
Palavra-chave
Responsabilidade social corporativaPressões institucionais
Indústria da moda
Área do Conhecimento
Ciências Sociais AplicadasColeções
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