Atenção plena e o estado de presença sob a perspectiva de estudantes de Naturologia
Date
2018xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
A Atenção Plena (AP) é uma tradução da palavra em páli, Sati, cujo significado literal é “lembrar” e se remete à constante atitude de manter a consciência presente. Embora haja dificuldades na sistematização desse conceito, já se identificam algumas variáveis envolvidas nesse fenômeno, como abertura, aceitação, consciência, atenção e sua regulação, e produção de novidades. Em estudo recente da Relação de Interagência (RI), a presença, sob a luz da AP, foi apontada como um dos princípios centrais. Dada essa conexão entre a AP e a presença na RI, buscou-se investigar os níveis de AP das estudantes de Naturologia e compará-los aos níveis em outros cursos da área de saúde; também verificou-se a influência de práticas corpo-mente, antes do ingresso no curso de Naturologia, no nível individual de AP. Qualitativamente, estudou-se a percepção do quão importante é o desenvolvimento da AP já na graduação para a naturóloga, bem como sugestões de como realizá-lo. Participaram 117 estudantes de Naturologia, com idades entre 18 e 61 anos (M=26,93; DP=8,36). O método utilizado foi a aplicação de questionários virtuais, nos quais constavam um questionário sociodemográfico com perguntas sobre práticas corpo-mente adotadas, a Medida de Atenção Plena (MAP) e cinco perguntas abertas. Em conjunto, os resultados revelam interesse e valorização deste tema por parte das estudantes e a percepção de que a AP é de suma importância para a Naturologia. Igualmente, mostra-se relevante o aproveitamento desse potencial das estudantes por meio de uma diretriz curricular que corresponda ao interesse discente no desenvolvimento da AP.
Keyword
Atenção plenaNaturologia
Relação de interagência
Mindfulness
Naturology
Interaction's relationship
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms