Atividade física e estado nutricional em crianças de 9-12 anos
Abstract
Objetivo: Estimar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças de 9 a 12 anos e sua associação com atividade física, bem como o tempo gasto frente a telas.
Métodos: Estudo transversal, avaliou 271 crianças de 9 a 12 anos provenientes de escolas públicas e privada. Foram coletadas informações sociodemográficas através de questionário e realizada entrevista utilizando a Lista de Atividades Físicas (LAF), que estima o tempo total em atividade física e em frente a telas. Os participantes foram submetidos a antropometria e classificados quanto ao estado nutricional, de acordo com as curvas de crescimento da OMS.
Resultados: A prevalência de excesso de peso na amostra foi 42,8%. Houve associação negativa entre excesso de peso e prática de atividade física (p=0,03), sendo que os inativos têm 1,2 vezes mais chances de terem excesso de peso do que os ativos (IC 1,12-1,47). Observou-se alta prevalência de excesso de tempo de tela (45,1%) com tendência a progredir com o aumento da idade. Crianças de escolas públicas têm 1,4 vezes mais chances de apresentarem excesso de peso que as que estudam em escolas privadas (IC=1,16-1,73), bem como apresentam menor nível de atividade física (p<0,01). Houve menor taxa de excesso de peso quando o nível de escolaridade materno era maior.
Conclusões: A prevalência de sobrepeso e obesidade na amostra foi de 25,5% e 17,3%, respectivamente. Prática de atividade física está relacionada a menores taxas de excesso de peso. Houve elevada prevalência de tempo excessivo frente a telas.
Keyword
Estado nutricionalCrianças
Obesidade
Sobrepeso
Atividade física
Estilo de vida sedentário
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms