Relação entre exame físico e laboratorial com anos de doença em artrite reumatoide
Abstract
Objetivo: Relacionar achados em exame físico e laboratorial com tempo de manifestação de doença em pacientes com Artrite Reumatoide Soropositiva.
Métodos: Estudo observacional transversal com 50 pacientes (40 mulheres e 10 homens) que realizaram acompanhamento reumatológico na Clínica Pró-Vida (clínica particular), em Tubarão, Santa Catarina, entre os anos 2015 a 2017. As informações foram obtidas através da análise dos prontuários eletrônicos dos pacientes.
Resultados: No presente estudo observou-se uma variação de idade dos pacientes entre 29 a 78 anos. O tempo de doença ativa variou entre 1 a 33 anos. Na avaliação do exame físico a mediana de articulações dolorosas foi 3, variando entre 0 a 35, enquanto para articulações edemaciadas foi 2 variando entre 0 a 34 articulações. Dos pacientes estudados 19 não apresentaram nenhuma comorbidade associada, enquanto 31 apresentaram comorbidades variadas e sobrepostas. Não se encontrou relações significativas entre tempo de doença e articulações edemaciadas, articulações dolorosas, valor de PCR ou valor de VHS, contrariando o objetivo principal proposto por essa pesquisa.
Conclusões: O presente estudo não conseguiu demonstrar uma associação direta entre anos de doença e achados laboratoriais e exame físico, mas abre a possibilidade de estudos futuros avaliarem e trabalharem com uma gama maior de fatores envolvidos na atividade da doença.
Keyword
Artrite reumatoideAutoimunidade
Reumatologia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms