Perfil audiológico dos trabalhadores acompanhados em uma clínica de medicina ocupacional no centro-oeste do Brasil
Date
2018Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: A Organização Mundial de Saúde mostra que a perda auditiva possui uma elevada prevalência e elevado custo para saúde pública. Entre as causas preveníveis de deficiência auditiva está o ruído, principalmente durante a atividade laboral, na qual há uma exposição crônica, levando ao prejuízo da audição.
Objetivos: verificar o perfil audiológico dos trabalhadores atendidos em uma clínica de medicina do trabalho no ano de 2017 em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.
Métodos: Estudo observacional com delineamento transversal, com dados coletados de banco secundário da própria empresa. Foram realizados testes de tendência linear. O nível de significância foi de 5% (p<0,05).
Resultados: o universo de participantes foi composto por 17740 pessoas, foi possível observar uma prevalência de perda auditiva de 13,35%, sendo a maioria do tipo neurossensorial. Houve uma baixa prevalência de trabalhadores que utilizam protetor auricular, porém essa taxa é maior naqueles que estão há mais de um ano em um ambiente de trabalho considerado barulhento e naqueles que já possuíam algum tipo de perda constado pelo exame de audiometria.
Conclusão: houve baixa relação entre as queixas relacionadas a audição e o resultado alterado no exame audiométrico, o que reforça a importância dos programas de incentivo para medidas de prevenção da perda auditiva, além da detecção precoce durante o exame periódico.
Keyword
AudiometriaPerda auditiva
Saúde do trabalhador.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [150]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms