Análise temporal da mortalidade por causas externas na infância e adolescência em Santa Catarina no período 2001 - 2016
Date
2018Metadata
Show full item recordAbstract
Durante a infância se configuram as linhas afetivas e intelectuais do indivíduo, sendo que os primeiros anos de uma pessoa são fundamentais para seus êxitos e fracassos na vida profissional e nas relações que estabelece com seus semelhantes. Infância é o período etário compreendido entre o nascimento e a puberdade. O desenvolvimento infantil pode ser entendido como um processo vital que resulta da interação entre os fenômenos de crescimento, maturação e aprendizagem. Esses fenômenos, que causam as mudanças qualitativas nas funções do indivíduo, podem ser percebidos nas habilidades adquiridas e nas mudanças de comportamentos, em âmbito físico, intelectual, emocial e social. A pergunta que orientou a pesquisa apresentada neste artigo foi: Qual foi a tendência temporal da mortalidade por causas externas na infância e adolescência, no período de 2001 a 2016, no estado de Santa Catarina?
A população estudada foi a de crianças e adolescentes conforme o conceito da OMS (população entre 0 e 19 anos), residentes em Santa Catarina e que sofreram óbito por causas externas com registro no Sistema de Informações de Mortalidade – SIM no período 2001-2016.
Os dados coletados neste estudo informaram sobre o panorama das causas externas de mortalidade na infância e adolescência em Santa Catarina, no período de 2001 a 2016, sendo que pelos resultados apresentados, conclui-se que Santa Catarina apresentou tendência de estabilização da grande maioria de suas taxas de incidência quando observado o período como um todo.
Keyword
MedicinaPediatria
Infância
Adolescencia
Santa Catarina
Mortalidade
Óbitos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms