Plano de negócios: implantação de bar com temática alemã em Porto Alegre - RS
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração de um plano de negócios, como
requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas pela
Universidade do Sul de Santa Catarina. O objetivo geral consiste em determinar a viabilidade
de implantação de bar com temática alemã na cidade de Porto Alegre – RS. Quanto à
metodologia de pesquisa, refere-se à pesquisa aplicada, de abordagem fundamentalmente
qualitativa, e caráter exploratório-descritivo. O desenvolvimento deste plano de negócios se
dá através da estruturação de um Plano Estratégico, em que são efetuadas análises do
macroambiente, bem como ambientes setorial e interno, criadas definições constitutivas e
estabelecidos objetivos estratégicos; um Plano de Marketing, em que são descritos bens e
serviços, mercado consumidor, fornecedores e concorrência, e estabelecidos objetivos de
marketing; um Plano de Operações, em que são determinados capacidade produtiva,
processos, equipamentos e necessidades de mão de obra; e, finalmente, um Plano Financeiro,
em que são discriminados investimento inicial, receitas e custos, e elaborados fluxos de caixa.
Diante das ponderações a que foi sujeitado o projeto e da avaliação econômica em diferentes
cenários, observa-se a viabilidade do projeto em questão.
Keyword
Gestão estratégicaPlano de negócios
Bares e restaurantes
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências Sociais AplicadasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms