Habilidades de inteligência emocional em líderes de um segmento de bebidas
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre inteligência emocional em líderes de um segmento de bebidas, tendo como objeto identificar quais as habilidades de inteligência emocional (autoconsciência, automotivação, autocontrole, empatia e sociabilidade) são mais evidentes. Participaram desta pesquisa seis líderes com idades entre 26 e 51 anos, homens e mulheres, escolhidos por conveniência. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa, utilizando um método de trabalho hibrido, que mescla uma escala de medidas da variável do estudo “Medida de Inteligência Emocional (MIE)”, analisada através do software SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, versão 22.0, relacionando com técnicas de estatísticas descritivas, de correlação por dependência e análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a automotivação, o autoconhecimento e a empatia são as habilidades mais desenvolvidas nos líderes e que, entre as cinco habilidades de inteligência emocional, houve sete coeficientes de correlação significativos. Pode-se concluir que nem todas as habilidades de inteligência emocional foram desenvolvidas nos lideres pesquisados, porém, a habilidade de autoconhecimento, que é a mais importante, está entre as três mais desenvolvidas.
Keyword
Inteligência emocionalPsicologia organizacional
Líderes
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências HumanasCollections
- Psicologia - Tubarão [149]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms