Show simple item record

dc.contributor.advisorGoulart, Mariléia Mendes
dc.contributor.authorSaturnino, Eloize Batista
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-09T15:53:52Z
dc.date.available2019-07-09T15:53:52Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/7661
dc.description.abstractNeste artigo, discutimos as brincadeiras das crianças no ensino fundamental. Assim sendo, como questão norteadora da pesquisa, definimos: quais as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental? Então, para desvelar esse questionamento, como objetivo geral, propusemo-nos a identificar as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental. Em relação aos objetivos específicos, delineamos: verificar a percepção dos professores sobre a importância da brincadeira para o processo ensino aprendizagem; identificar quais brincadeiras as crianças propõem no tempo em que estão livres; e investigar a opinião da criança sobre o conceito de brincadeira e do brincar na escola. A amostra foi constituída por uma turma de 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola estadual, localizada no município de Tubarão-SC. A coleta ocorreu por meio de observações, entrevista com as crianças e questionário com os professores. Os resultados evidenciaram que, para os professores, a brincadeira é importante para o processo ensino-aprendizagem e, para o desenvolvimento das crianças, eles mencionam que a contemplam em seus planejamentos, no entanto, durante a observação, não verificamos, tempo e espaço pensados para esse fim. Constatamos que o brincar, para a maioria das crianças, são momentos de brincadeiras a sós, sem regras estabelecidas, enquanto o conceito de brincadeira nos revelou serem momentos de interação com os amigos.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPedagogia - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.titleA brincadeira no cotidiano dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons