Estudo do efeito neuroprotetor da berberina e emulsão de berberina sobre comportamento tipo-autista: estudo pré-clínico
Date
2019xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Author
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coadvisor
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: Alterações comportamentais como déficits de interação social, padrões restritivos e repetitivos de comportamento; alterações de aprendizagem e memória ocorrem em resposta a ativação imune materna (AIM), caracterizadas como comportamento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Novas alternativas terapêuticas têm sido sugeridas para melhorar os sintomas desse transtorno, entre elas, a berberina (BBR) tem apresentado resultados positivos no tratamento de doenças neurológicas e psiquiátricas.
Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito neuroprotetor da BBR sobre respostas comportamentais, bioquímicas e permeabilidade da barreira hematoencefálica (BHE) de ratos expostos ao LPS em período pré-natal.
Métodos: Ratos Wistar fêmeas prenhes receberam injeção intraperitoneal (ip) de LPS submetendo a prole de machos ao modelo animal de autismo (grupo experimental) e o grupo salina recebeu injeção ip de soro fisiológico. As fêmeas iniciaram tratamento com BBR 1 h após a aplicação do LPS, 9,5 dia gestacional até o PND21, dia do desmame. Foram realizados na prole testes comportamentais e de memória no PND 45 e PND 60; avaliação da BHE no PND 22 e PND 60, análises bioquímicas em PND 60, estrutura hipocampo; análise do leite no PND 10 e da concentração plasmática das matrizes e da prole no PND 10.
Resultados: a AIM provocada pela administração de LPS, causou na prole adulta alterações comportamentais condizentes com o TEA, como redução no comportamento social recíproco; redução na memória aversiva. A BBR apresentou reversão do comportamento tipo-autista e exerceu efeito neuroprotetor, aumentou o comportamento social recíproco; aumentou a memória aversiva.
Conclusão: A administração preventiva de BBR (100 mg/Kg) na matriz 1 hora após a AIM proporcionou efeitos na prevenção do comportamento tipo-autista na prole. A BBR apresentou reversão do comportamento e exerceu efeito neuroprotetor, especificamente, aumento no comportamento social recíproco e aumento da memória aversiva.
Keyword
BerberinaNeuroproteção
Transtorno do Espectro Autista
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms