Sintomas respiratórios e pico de fluxo expiratório em trabalhadores de uma indústria cerâmica do sul do Brasil
Date
2019Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: Trabalhadores da indústria cerâmica são expostos a poluentes respiratórios, sendo que estas micropartículas sólidas podem potencialmente provocar problemas pulmonares.
Objetivo: Avaliar a prevalência dos sintomas respiratórios ocupacionais, pico de fluxo expiratório e fatores associados em trabalhadores de uma indústria cerâmica do sul do Brasil.
Métodos: Estudo transversal. Foram avaliados trabalhadores de uma indústria cerâmica do Sul do Brasil. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionários relacionados a aspectos ocupacionais, sintomas respiratórios (Medical Research Council), hábitos tabágicos e medida do Pico de fluxo expiratório (PFE).
Resultados: Foram avaliados 151 trabalhadores, sendo predominantemente do sexo masculino (87,4%), com faixa etária média de 30 anos e histórico de tabagismo em 23,8% dos participantes. Dentre os sintomas respiratórios, 23% relataram tosse diária e noturna e dispneia, 21% confirmaram escarro durante o dia/noite, e apenas 7% referiram chiado ou sibilos. Apenas 37,1% dos trabalhadores apresentaram PFE abaixo de 80% do previsto, com média (±DP) de 84(±16,7)%. Ao comparar os fatores ocupacionais com os desfechos foi observado que o menor tempo de trabalho esteve relacionado à maior prevalência de tosse (p=0,024) e uma tendência (p=0,068) na presença de sibilância. Também foi encontrada uma tendência (p=0,066) no menor PFE em trabalhadores com histórico de tabagismo.
Conclusão: Pode-se concluir que a presença de sintomas respiratórios foi apresentada por cerca de ¼ da amostra, com menor prevalência de sibilância, apesar de mais de 1/3 dos trabalhadores demonstrarem PFE<80%. A relação inversa entre tempo de trabalho e sintomas merece maior investigação.
Keyword
Saúde do trabalhadorPneumoconiose
Doenças profissionais
Asma ocupacional
Pico de fluxo expiratório
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms