Prevalência e perfil de resistência de escherichia coli em uroculturas de pacientes ambulatoriais
Abstract
Introdução: A infecção do trato urinário (ITU) é uma das principais causas de infecção bacteriana na população. A bactéria Escherichia coli é o principal uropatógeno nos casos de ITU comunitárias.
Objetivo: Analisar a prevalência e perfil da bactéria Escherichia coli nos casos de ITU comunitárias na cidade de Tubarão – SC.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo, cujos dados foram obtidos através da análise de uroculturas ambulatoriais nas quais houve o isolamento de Escherichia coli no Laboratório Santa Catarina no primeiro semestre de 2017.
Resultados: Foram avaliadas 4603 uroculturas, dentre as quais 708 foram positivas e em 449 houve isolamento da bactéria Escherichia coli. Evidenciou-se um perfil de resistência da bactéria Escherichia coli de 29,2% ao sulfametoxazol+trimetoprima, 24,7% ao ciprofloxacino, 10,7% à cefalexina e 5,3% à nitrofurantoína.
Conclusão: Os dados observados indicam que as taxas de resistência superiores a 20% de sulfametoxazol+trimetoprima e ciprofloxacino descredenciam os mesmos a serem utilizados no tratamento empírico das ITU comunitárias. Enquanto isso, nitrofurantoína e cefalexina constituem boas opções terapêuticas no manejo empírico das ITU.
Keyword
Escherichia coliAtenção primária de saúde
Infecção do trato urinário
Resistência bacteriana
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms