Uma “ad-miração” do ser no mundo d@s catad@res de material reciclável
Date
2019Metadata
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A temática da pesquisa é a Educação Ambiental (EA) com ênfase no estudo da
Percepção Ambiental. Essa última vem sendo objeto de investigação na área da EA,
por contribuir com processos formativos e interventivos que priorizam a concepção
do sujeito como transformador de sua própria realidade. A pesquisa qualitativa,
fenomenológica, aborda a Percepção em Merleau-Ponty. Apresenta-se como
questão-problema: como @s catador@s de material reciclável, da região de
Tubarão/SC, se reconhecem/percebem enquanto sujeitos/atores no contexto de
seus espaços de vida, de atuação na sociedade e no universo do material
descartado pela sociedade em geral? São objetivos compreender como @s
catador@s se descrevem e se reconhecem nos diferentes contextos que permeiam
sua vida, seu cotidiano, seu trabalho e na sociedade como um todo; entender como
os atores da pesquisa concebem o material reciclável, seu trabalho, o processo de
coleta e reciclagem (cadeia de reciclagem) e a sociedade de consumo; observar se
o catador se percebe como agente sensibilizador e se suas práticas cotidianas
possuem um cunho educativo não formal; observar se estabelece alguma relação de
sua atividade com o ambiente educativo de seus familiares e amigos; vislumbrar
potencialidades educativas junto a esses sujeitos no âmbito formal e/ou não formal.
Por tratar-se de pesquisa de cunho fenomenológico, as expressões utilizadas no
percurso metodológico não são as comumente empregadas. As informações da
pesquisa (dados) foram “buscadas” junto a seis sujeitos/atores, três do sexo
masculino e três do sexo feminino, constituídos por catador@s residentes em bairros
de Tubarão: Passagem, Santo Antônio, São João Margem Esquerda, Vila
Esperança e São Bernardo. A busca por informações foi realizada através de
entrevistas (conversas) gravadas, observações durante as entrevistas, fotos,
desenhos e outros, mediante a aprovação dos sujeitos/atores estudados. À luz de
todas as impressões/manifestações d@s catador@s, foram observados - em suas
expressões/assertivas - aspectos que envolvem o sentimento de pertencimento do
sujeito ao ambiente e à classe, a atuação e formação cidadã, a autonomia e gestão
de resíduos sólidos. O fenômeno estudado foi interpretado, com base no Método
Fenomenológico de Colaizzi com algumas alterações, e as suas essências e
assertivas principais, destacadas, vislumbrando processos e potencialidades de
autorre(conhecimento), pertencimento e visibilidade dos sujeitos/atores também
entre si e a sociedade pelo viés da educação e/ou da EA. Os resultados mostram
que o desvelamento da percepção acerca dos temas abordados se constitui de
grande valia para ações educativas críticas, transformadoras e emancipadoras em
EA, visto que @s catador@s relataram uma série de elementos que enriqueceram a
reflexão acerca da problemática do lixo e permite compreender melhor os diferentes
contextos que permeiam suas vidas. Entre os achados, impressionou o expressivo
prazer que sentem por seu trabalho e pelo ambiente em que atuam; a clareza que
possuem acerca de que o que recolhem não é “lixo”, “é reciclável”; a relação que
estabelecem com as pessoas da comunidade: e o papel educativo que alguns deles
exercem em suas famílias; a baixa inserção das escolas pelos saberes desses
catadores, além de outros.
Keyword
CatadorasFenomenologia
Percepção socioambiental
Educação ambiental
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Ciências HumanasCollections
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