Formação de professores de ciências e biologia: uma análise documental do PPC do curso de ciências biológicas sob a perspectiva teórica do pensamento crítico e da educação sexual emancipatória
Date
2019Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa objetivou analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL, sob a perspectiva teórica do pensamento crítico e da educação sexual emancipatória, para desvelar indicadores que favoreçam à formação de futuros professores/as de Ciências e Biologia. Se configurou em um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva. Caracterizou-se fundamentalmente como uma análise documental orientada pelo paradigma filosófico do materialismo histórico dialético, que utilizou o método dialético de análise da realidade. A pesquisa documental, definida por Ludke e André (1986), apresentou-se como uma técnica de abordagem de dados qualitativos, complementando informações ou desvelando novas perspectivas de um tema ou problema. Para a elaboração dos indicadores utilizamos Silvério e Marcomin, (2013), Zeglin (2016), Marcomin, Silvério e Silveira, (2017) e Silva (2019). A análise dos dados foi pautada na Análise de Conteúdo descrita por Triviños (2012) e Bardin (2014). A partir das análises foi possível perceber a preocupação com a inserção do futuro docente na sociedade e no mundo do trabalho, para que vivencie a profissão de forma plena e com consciência de seu papel formador de seres. Registramos a preocupação do PPC com a superação da educação bancária, incentivando vivências articuladas, com práticas reflexivas, investigativas e problematizadoras. Capazes, portanto, de promover o pensamento crítico. Registramos também que, pelo número expressivo de indicadores, há a preocupação com a saúde de seus futuros profissionais, bem como, para que sejam capazes de realizar debates públicos sobre políticas de saúde e saúde sexual. Contudo, contradições e fragilidades foram registradas, que evidenciaram em essência uma possível não vivência do PPC pelo graduando de forma plena, mas fragmentada. Evidenciou-se a ausência de forma explícita da área da Educação e da atuação na Educação Básica como fio condutor do PPC em sua totalidade, inclusive, uma linha orientadora específica sobre esta para as pesquisas científicas. Ainda, registramos que a sexualidade e a educação sexual não são contempladas explicitamente como temáticas a serem problematizados na formação de futuros professores de Ciências e Biologia, nem apresentado algum paradigma orientador para sua abordagem. Compreendemos a necessidade de uma visão holística e emancipatória, promovendo a saúde sexual e o respeito às diversidades, ressaltando a importância da abordagem da sexualidade de forma sistemática, intencional e pautada no conhecimento científico para contribuir na superação e ressignificação de tabus, mitos, preconceitos e do padrão hegemônico da heterossexualidade. Logo, para a superação da concepção médico-biologista reproduzido por meio do currículo oculto, promovendo Direitos Sexuais enquanto Direitos Humanos e a consciência crítica da complexidade desse processo. Por fim, registramos que no PPC estudado não há indicadores de sexualidade, educação sexual e de pensamento crítico de forma explícita em seu currículo prescrito, mas que implicitamente aparecem por meio dos demais indicadores analisados. Concluímos, portanto, que o referido documento, embora necessite de reajustes, apresenta respaldo para trabalhar as temáticas em análise, nos mais diversos âmbitos do ensino, fortalecendo assim, a formação inicial de futuros professores de Ciências e Biologia.
Keyword
Formação de professores de ciências e biologiaEducação sexual emancipatória
Pensamento crítico
Projeto pedagógico do curso
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências BiológicasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms