Os professores de educação física e suas relações aos temas transversais com os alunos do ensino básico de escolas públicas
Date
2019Metadata
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Muito se discute a importância de abordar determinados assuntos com as crianças e os adolescentes, dentre eles estão a sexualidade, drogas (álcool e tabagismo), violência doméstica e qualidade de vida. Desde 1997, os chamados temas transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural são obrigatórias pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), mas cada instituição de ensino pode optar pela forma de abordá-los em sala de aula. As disciplinas tradicionais não dão conta de um conjunto de questões postas pela realidade vivida pelos alunos. As questões de pesquisa levantadas são: como os professores de Educação Física trabalham com o tema transversal em sua prática pedagógica; quais os desafios encontrados por estes profissionais em sala de aula junto à temática e quais trajetórias estes profissionais elucidaram de forma empírica a respeito do assunto em questão. A amostra foi por conveniência não probabilística contendo 10 professores de Educação Física de ambos os sexos, maiores de 18 anos. O instrumento da pesquisa foi um questionário com perguntas abertas descritivas e fechadas objetivas, com objetivo de verificar as práticas pedagógicas referentes aos temas transversais. Com essa pesquisa foi observado que os professores tratam pouco desses assuntos em sala de aula com seus alunos, pois muitos desses temas eles têm dificuldades em abordar, mas quando conversado, a metodologia que a maioria usa é através de rodas de conversas, debates e trabalhos.
Keyword
Temas transversaisEscola
Professores
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Ciências da SaúdeCollections
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